Fascite Plantar e Pilates




A fasciíte plantar é uma lesão da fáscia plantar, como resultado de sobrecarga. É caracterizada por dor no calcanhar no primeiro passo pela manha, ou após repouso prolongado. Pode acometer as pessoas em geral – homens e mulheres igualmente -, mas é bastante comum em atletas, corredores especialmente.


Os fatores associados podem se divididos em anatômicos (pé plano, pé calvo, obesidade, tendão de Aquiles encurtado); biomecânicos (flexores plantares fracos, pronação excessiva da sub talar, dorsiflexão limitada); e ambientais (trauma, descondicionamento, superfícies duras, andar descalço, descarga de peso prolongada, alongamento inadequado).
Segundo DiGiovanni ET AL. os exercícios de alongamento da fáscia plantar são uma abordagem efetiva e segura para diminuir dor e melhorar função em pacientes com fasciíte crônica.

No método Pilates existem exercícios que abordam não somente o alongamento da fáscia plantar, como também do complexo gastrocnemio-sóleo e tendão de Aquiles. Esses exercícios poder ser introduzidos em um programa de reabilitação, influenciando não somente a flexibilidade, mas também a força muscular

Nenhum comentário: