Pilates = Alinhamento da postura, força, equilíbrio, reeducação respiratória e flexibilidade.


O que é?
Método Pilates refere-se a um programa completo de condicionamento físico e mental que tem como objetivo melhorar o aumento da força, postura, equilíbrio (corpo e mente), fortalecimento muscular, reestruturação do corpo e alivio de dores musculares. 
Quem criou?
Método Pilates Foi criado por Joseph Hubertus Pilates e denominado inicialmente de Contrologia que representa o controle consciente de todos os movimentos do corpo.
Quem pode fazer?
Indicado para todas as idades, o Método Pilates pode ser praticado pelos mais variados grupos de pessoas como método preventivo ou de reabilitação, pois possui um grande repertório de exercícios que podem ser adaptados ou modificados para todos os tipos de condicionamento físico, necessidades e objetivos dos mais diversos públicos como jovens, crianças, idosos e gestantes

Benefícios do Método

  • Melhora da postura e mobilidade articular
  • Alivio de tensões causadas pelo estresse
  • Harmonia entre força e flexibilidade prevenindo lesões e dores
  • Melhora/ Desenvolve a consciência (controle) corporal
  • Melhora do Equilíbrio e coordenação motora
  • Melhora da vitalidade/ percepção física e mental
  • Músculos tonificados e alongados
  • Corpo e silhueta delineados
  • Estimula a circulação
  • Coluna forte e flexível
  • Fortalece musculatura abdominal
  • Previne osteoporos

História de um Gênio a frente do seu tempo:
Joseph H. Pilates nasceu em Mönchengladbach na Alemanha. Seu pai foi um premiado ginasta e sua mãe trabalhava com medicina natural. Pilates foi uma criança com uma saúde frágil tinha asma, raquitismo e febre reumática, decidiu que seu futuro não estava em uma cadeira de rodas e optou por estudar anatomia, fisiologia humana, yoga e medicina oriental. Os seus problemas de saúde foram sendo tratados com a série de exercícios que elaborou e daí nasce seu próprio método. Com o passar dos anos passa a praticar esportes como ginástica, mergulho, boxe e esqui.

Morava na Inglaterra no início da 1º Guerra Mundial atuava como lutador profissional de boxe. Por ser alemão, foi creditado como inimigo estrangeiro e preso em um campo de concentração.

No campo incentivou os colegas a participarem de um programa de exercícios no solo. Exercícios que podiam ser executados no chão, utilizando somente a força da gravidade como resistência. Os resultados eram bons e então ele passou a auxiliar na reabilitação de soldados feridos por conta da guerra. Muitos se encontravam debilitados e com dificuldades para se movimentar, Pilates decidiu experimentar exercícios utilizando macas velhas e molas possibilitando o condicionamento físico dos pacientes. Considerado um dos primeiros Fisioterapeutas da história por isso. Seus exercícios eram tidos como milagrosos e logo Pilates adquiriu fama.

Em 1926 decide viajar para os Estados Unidos e conheceu e se casou com Clara, que se era enfermeira e o auxiliou na estruturação do método. Pilates e Clara criaram o 1º estúdio de Pilates em Nova York, num prédio conferido para estúdios de dança. Por meio da reabilitação e condicionamento dos bailarinos o método foi sendo disseminado para outros setores da sociedade. Muitos relatos históricos descrevem o talento do casal e como se completavam na condução das aulas. Pilates era um inventor notável e inovador e Clara tinha habilidade na comunicação, voz e movimentos suaves. 

Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: O centro de força , a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.
1 – O Centro de Força é o foco principal do método Pilates. Ele compreende a região abdominal, formando um cinturão que contempla toda a parte anterior e posterior do tronco, entre a região inferior das costelas e a pelve, dos músculos mais profundos aos mais superficiais. Sua principal finalidade é condicionar a musculatura abdominal, diminuindo a sobrecarga lombar.
2 – A concentração permite que se volte a atenção para o corpo todo enquanto se executa movimentos simples ou complexos. Exercitar-se com concentração e controle sobre todas as partes do corpo (e não somente sobre os músculos responsáveis pelo movimento principal) propicia a execução de movimentos corretos e seguros. Conseqüentemente, reduz-se a incidência de lesões.

3 – O Controle é o domínio sobre os movimentos dos vários segmentos do corpo. Devem ser controlados todos os aspectos de cada posição durante os movimentos, de maneira a atingir a execução mais próxima da ideal.
4 – A Fluidez é a maneira de executar dos movimentos de modo ritmado, coordenado, harmonioso e com uma dinâmica específica, sem movimentos bruscos, em uma sequência sem interrupções entre o exercício anterior e o seguinte. Desta forma, os movimentos são executados com segurança e qualidade, sem sobrecarregar grupos musculares ou articulares.
5 – Todos os movimentos e as sequências do método Pilates têm uma maneira muito especifica de serem executados. Essa Precisão, aliada ao controle, permite uma exatidão de movimentos sem gastos desnecessários de energia ou movimentos acessórios, mantendo a naturalidade e a espontaneidade.
6 – “Mesmo que você não siga as outras instruções, aprenda a respirar corretamente”, dizia Joseph H. Pilates. O controle respiratório é um ponto de grande importância na prática do método Pilates, pois todos os exercícios são acompanhados por uma inspiração e expiração completas, coordenadas com o movimento, determinando o ritmo e o tempo de duração de cada exercício. É a partir da contração profunda dos músculos abdominais, durante a expiração, que acontece o correto acionamento do centro de força. A respiração completa aumenta a capacidade respiratória, promove maior oxigenação do sangue, relaxa tensões e promove a integração entre o controle mental e os movimentos do corpo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece bom, eu gosto de ler o seu blog, apenas adicionei aos meus favoritos;)