Amamentação e complicações


A amamentação é identificada como um processo natural que sofre influências de diversos fatores biológicos, culturais,socioeconômicos, entre outros, e mesmo com as vantagens reconhecidas e benefícios largamente demonstrados, a prevalência de aleitamento materno sofreu reduções ao longo das últimas décadas do século 20(5). O desmame precoce é um importante problema de saúde pública, em todo mundo, e relacionado a fatores como idade materna, primiparidade, baixo nível
de escolaridade, uso precoce de fórmulas lácteas, chupetas, trabalho materno, urbanização, tabagismo,falta de incentivo da família, além de sintomas depressivos da mãe, intercorrências nas mamas, hospitalização da criança, entre outros.

A Organização Mundial da Saúde preconiza que a primeira mamada ocorra logo na primeira hora de vida do bebê. Portanto, quanto antes ocorrer, maior será os benefícios da amamentação e menor o risco do desmame precoce.

Um estudo realizado pela Universidade Federal Fluminense, Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e Secretaria da Saúde de Queimados (RJ) demonstrou em números o que já se via na prática em maternidades: mulheres que realizam cesariana (parto preferido por muitas mulheres) demoram mais tempo para amamentar seus filhos pela primeira vez.

No parto normal, a demora da primeira mamada é em média 4 horas. Já os bebês nascidos de cesariana demoram cerca de 10 horas para se alimentarem pela primeira vez no peito da mamãe.

A fonoaudióloga Jamile Elias explica por que a amamentação no parto normal é mais rápida.

“É mito dizer que as mamães que fazem cesariana ficam mais cansadas e demoram para se recuperar e poder amamentar. O motivo está na diferença da ação hormonal do organismo das mulheres que realizam parto normal e cesariana”, conta a profissional.

No parto normal, a placenta já está pronta e já está tudo pronto para o bebê nascer. Assim que nasce, todos os hormônios estão em perfeita harmonia e há a descida do leite, facilitando a primeira mamada.

O mesmo não ocorre na cesariana; a placenta pode não estar totalmente madura, desorganizando os hormônios, fazendo com que a descida do leite demore mais, prejudicando a primeira mamada do bebê.

No estudo realizado no RJ apontou ainda que das mamães que realizaram o parto normal, 22,4% amamentaram na primeira hora contra 5,8% das mamães que realizaram cesárea.

Faça pré-natal - Um pré-natal bem feito é condição favorável para que médico e mamãe saibam das condições da gestação e assim optem pelo melhor parto, seja normal ou cesariana.

É fundamental amamentar - Todas as mamães e futuras mamães sabem da importância incontestável da amamentação para seu filho e para a saúde da mãe.

Além de suprir todas as necessidades nutricionais do bebê e o imunizar com anticorpos passados pelo leite materno, o ato de amamentar ajuda a mamãe a recuperar o corpo mais rapidamente, prevenindo alguns tipos de câncer e o vínculo mãe-bebê se torna mais forte.


Existem algumas razões que podem levar a problemas relacionados com a amamentação, as mais comuns são:

O bebé suga apenas o mamilo, fazendo uma má pega e favorecendo o aparecimento de gretas/fissuras. Evite chuchas ou tetinas antes do bebé estar bem adaptado à mama e deixe que ele abocanhe também parte da aréola;

A criança não suga eficazmente, devido à posição, não conseguindo retirar leite suficiente levando à tensão mamária. Corrija a sua posição e a do bebé durante a mamada;


Cuidados aos mamilos

Durante a amamentação podem surgir alguns problemas como fissuras ou gretas nos mamilos, é importante que actue ao nível da prevenção nomeadamente após a mamada, deverá retirar um pouco do seu leite/colostro, espalhar no mamilo e deixar secar.

Caso já apresente gretas ou fissuras, identifique a(s) sua(s) causa(s):

- Má pega do bebé à mama. Corrija a pega;
- Lavagem excessiva dos mamilos. Basta fazê-lo uma vez ao dia;
- Interromper a sucção do bebé enquanto este mantem o mamilo na boca. Caso queira interromper a mamada, coloque o seu dedo na boca do bebé de modo a desfazer o vácuo permitindo que ele abra a boca e largue o mamilo;
- Má posição do bebé em relação à mama. Corrija a posição;
- Mamilos rasos ou invertidos, podem dificultar a pega do bebé. Pode fazer com que eles fiquem mais proeminentes, com uma seringa, pergunte à enfermeira da maternidade. Se mesmo assim for dificíl o bebé pegar utilize mamilos de silicone;
- Uso inadequado dos discos de amamentação.
Se a fissura/greta já estiver instalada deverá manter a protecção com o seu leite, após deixar secar coloque uma pomada própria para mamilos gretados e posteriormente um disco de amamentação. Os mamilos deverão ser expostos ao ar e ao sol por 5-10 minutos nas horas de menos calor, sempre que possível.


Imposição de um horário para o bebé comer; deixe que o bebé mame em horário livre, isto é, quando ele quiser;

A criança adormece durante a mamada e faz intervalos pequenos, mamando mais frequentemente. Deixe que o seu bebé mame de uma mama até estar satisfeito. Se o seu bebé adormecer pode ser que esteja muito agasalhado, tire-lhe uma peça de roupa e estimule-o de modo a que reinicie a mamada.

Cuidados às mamas
É necessário que dê um bom suporte às mamas desde a gravidez, pois elas vão aumentando de volume.

A “descida” de leite é traduzida na alteração do colostro (nome dado ao primeiro leite) para leite maduro, levando a um aumento do volume e tensão mamária e pode inclusivamente senti-las quentes. Acontece entre 3 a 5 dias após o parto, dependendo das mulheres.

Nestes primeiros dias, cerca de uma semana, poderá sentir algum ingurgitamento mamário, isto revela-se em desconforto e tensão mamária. A partir deste momento o seu leite apresenta mais gordura e saciará mais facilmente o seu bebé, ele deverá mamar de uma mama até a esvaziar, de modo a fazer uma refeição completa, isto é, o leite do início é mais rico em proteínas, vitaminas e minerais sendo diferente do leite do fim que é mais rico em gordura. Se o bebé ainda não estiver satisfeito pode oferecer-lhe da outra mama.

No final da mamada examine a mama e faça uma massagem circular incidente sobre os nódulos de gordura que encontrar.

Se a mama ainda estiver muito tensa pode fazer pachos, isto é, colocar toalhas com água quente e cobrir a mama deixando o mamilo de fora, uma vez que é mais sensível, ou então aplicar gelo sobre a mama, avalie o que é mais eficaz consigo. Depois deve esvaziar a mama até ficar confortável, pode fazê-lo manualmente ou à bomba. Na mamada seguinte comece pela mama que o bebé não mamou ou que mamou em menor quantidade.

Por vezes pode ser que no inicio da mamada a mama esteja tão tensa que o bebé não consiga fazer uma boa pega, neste caso terá de esvaziar um pouco a mama antes de iniciar a mamada, poderá fazer igualmente os pachos para ajudar na drenagem do leite.

A ajuda do pai é fundamental durante a amamentação, poderá aprender também a fazer a massagem, para em casa poder auxiliar a sua companheira, tomando parte integrante na amamentação e cuidados à mãe.

Se este ingurgitamento não for tratado e cuidado o mais rapidamente possível pode surgir outro problema, a mastite. Esta ocorre devido ao bloqueio dos ductos e estáse do leite, apresentando-se sob a forma de mama inchada, vermelha, dorida, febre e mau-estar. Neste caso deverá suspender a amamentação do lado afectado, continuando a fazer esvaziamento manual ou com bomba só para evitar maior ingurgitamento, e contactar o seu médico o mais rápidamente possível para iniciar tratamento.


Vantagens para o Bebê
+ Previne infecções;
+ Efeito protector contra alergias, diz-se ser "a primeira vacina";
+ Adequado à imaturidade do sistema gastrointestinal, sendo de fácil digestão e funcionando como laxante para ajudar o bebé a evacuar;
+ É um alimento completo e capaz de responder a todas as necessidades nutricionais e energéticas do bebé até aos 6 meses de vida;
+ É adaptado à evolução das necessidades do recém-nascido, isto é, o colostro (1º leite) é mais aguado responde às necessidades proteícas e de hidratação passando depois para leite mais gorduroso, para saciar as necessidades energéticas cada vez mais exigentes do seu bebé

Vantagens para a mamãe:
+ Fortalece a relação mãe-filho;
+ Ajuda à contracção do útero para retornar à sua posição normal;
+ Ajuda a mãe a retomar o peso habitual;
+ Associa-se a uma menor probabilidade de ter cancro da mama;
+ É barato;
+ Está sempre preparado e à temperatura ideal;
+ Evita intermediários, possívelmente contamináveis por bactérias.

No entanto existem algumas situações que constituem uma contra-indicação para a amamentação, são elas: mães infectadas com o vírus da SIDA (Ver Complicações e Doenças na Gravidez) ou com tuberculose, mães que façam medicação não compatível com a amamentação, ou recém-nascidos com doenças metabólicas graves.

A produção de leite materno é gerida por hormonas que por sua vez dependendem da estimulação, isto é, quanto mais o bebé for colocado à mama, mais vai estimular e haverá uma maior produção de leite. Daí ser importante que o bebé mame sempre que pedir, para que o seu corpo produza a quantidade de leite própria para ele.

Normalmente as mamadas da noite são substimadas, porque como é natural a mãe está cansada e se for "só um biberão durante a noite não faz mal". No entanto é durante a noite que a hormona responsável pela produção de leite, a prolactina, se encontra mais activa, sendo por isso a mamada nocturna um estímulo importante para a sua produção de leite.


Posições de amamentação

+ Sente-se ou deite-se, como preferir, desde que esteja numa posição confortável, de forma a que fique relaxada;
+ Use uma almofada para apoiar o seu braço caso escolha amamentar sentada;
Coloque o bebé de frente para a mama havendo contacto entre o seu corpo e a barriga da mãe;
+ Ofereça toda a mama, não somente o mamilo;
+ Toque com o mamilo nos lábios do bebé para estimular os reflexos;
+ Espere até a boca da criança estar bem aberta e coloque a mama na sua direcção;
+ Direccione o lábio inferior da criança para a base do mamilo, de modo a que a língua fique por baixo deste e haja contacto do queixo com a mama;
+ Pode manter a sua mão em forma de C para ajudar, evite fazer tesoura pois isso obstrói os canais que transportam o leite.

Fonte: Guia do Bebê, artigo e Vounascer.com

Nenhum comentário: