Estagio de Fisioterapia na UTI



Esse estágio veio a dismistificar o quão aterrorizante é a area da fisioterapia em UTI, não tem nada de assustador nem muito mistério, também não é lá nenhum bicho de 7 cabeças do jeito que todo mundo pensava antes de passar pelo estágio. Trocando em miudos ao que nos é acrescentado na área de UTI são diferentes tipos de tratamentos, como uso da terapia ventilatória mecanizada, o poder de reverter alterações acido-basicas, a capacidade de identificar tampões pela curva de fluxo, o poder de resolver uma hipoxemia com a administração dos parametros ventilatórios, dentre eles, as concentrações de oxigenio (fio²), corrigir complicações do aparelho respiratório podendo escolher sabiamente que tratamento seguir de acordo com a particularidade de cada doença.

Tudo isso é possível graças a um trabalho em conjunto feito por uma equipe multidiciplinar de pessoas simples, que são feito peças de uma engrenagem. Cada um com sua função. Cada um com sua importância, em suma: o CTI acaba sendo o simbolo da união entre todas as profissões da area de saúde. Médico, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Tecnicos de Enfermagem, Nutricionista, Psicólogo, Serviço Social dentre outros que contribuem de uma forma ou de outra para o a recuperação do paciente.

Agradeço a Deus por essa valorosa experiência, aos colaboradores do CTI e do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães. A nossa Supervisora Debora Passos que nos ensinou a simplicidade das coisas complexas. A todos os pacientes que nos possibilitaram, sem querer, vivenciar esse momento de crescimento tanto profissional quanto pessoal. Muito Obrigado!

Nenhum comentário: