Reflexos Primitivos

Reflexos são reações involuntárias em resposta a um estímulo externo e consistem nas primeiras formas de movimento humano. Dessa forma, servem como fonte primária de informações, as quais se armazenam no córtex em desenvolvimento.

Nos primeiros meses de vida, a presença, intensidade e simetria desses reflexos podem ser usadas para avaliar a integridade do sistema nervoso central e para detectar anormalidades periféricas, como alterações músculo-esqueléticas congênitas ou lesões nervosas. Por outro lado, a persistência da maioria desses reflexos no segundo semestre de vida, também indica anormalidades do desenvolvimento.

São denominados reflexos primitivos, aqueles relacionados à sobrevivência, com funções de busca de alimentação e de proteção. Já os chamados reflexos posturais, são os precursores de movimentos voluntários. Alguns desses reflexos, como o de sucção, preensão palmar, plantar e o da marcha serão substituídos por atividades voluntárias; outros, como o de Moro simplesmente desaparecerão.

Reflexo de Preensão Palmar e Plantar: para testar o reflexo de preensão palmar aplica-se ligeira pressão na face palmar da mão do bébé junto da zona distal dos metacarpos. Como resposta a criança flecte os dedos (fecha a mão).Para testar o reflexo plantar aplica-se pressão na face plantar do pé do bebé na região mais distal dos metatarsos.Como resposta o bébé vai flectir os dedos do pé.

Reflexo de Sucção: Quando um objecto é colocado na boca do recém-nascido, ele começa a succionar imediatamente.

Reflexo de busca: Quando qualquer um dos extremos da boca de recém-nascido é tocado, ele vira a cabeça para esse lado. Este reflexo permite que o recém-nascido encontre o mamilo.

Reflexo de Moro: aparece com o recém-nascido e desaparece por volta dos 4/6 meses.
Testa-se deslocando-se o centro de gravidade da criança, ou dando um estímulo visual ou sonoro. Como resposta vai haver uma abdução e extensão dos membros, com extensão e abertura dos dedos, excepto as falanges distais dos indicadores e polegares que permanecem em flexão. Em seguida ocorre a adução e flexão dos membros.

Reflexo da Marcha Automática: Testa-se levantando a criança e pressionando a face dorsal de um dos pés contra o bordo de uma mesa.
Como resposta teremos a flexão dos diferentes segmentos da perna, trazendo o pé acima da mesa e assim que se estabelece o contacto activo ou passivo da face plantar do pé com a mesa, ocorre a extensão do membro inferior.

Placing: Nos membros superiores tem início por volta do segundo mês, tornando-se um reflexo de extensão protectiva por volta do sexto mês.
A criança é segurada pelo examinador e a face dorsal de uma das mãos é pressionada sob a borda de uma mesa.
Como resposta temos a flexão dos membros superiores que trazem a mão para cima da mesa.

Reacção positiva de apoio: aparece entre o 1º e o 3º mês e desaparece por volta do oitavo mês.
É provocado através de estímulo proprioceptivo (dorsiflexão das partes distais dos membros) ou exteroceptivo (provocado pelo contacto das plantas dos pés com o solo).
Como resposta teremos a contracção simultânea de extensores e flexores.

Reacção Cervical de Rectificação: Está presente ao nascimento e desaparece por volta do segundo mês.
É obtida virando-se a cabeça do bébé para um lado (pode ser activa ou passivamente).
Como resposta vamos ter um aumento do tónus do tronco e o bebé vira para o lado oposto em bloco.

Reacção Labiríntica de Rectificação: Está presente no recém-nascido e começa a ficar mais presente por volta do quarto mês. Esta reacção permite a elevação da cabeça na posição prona.
No início a cabeça pode ser mantida levantada fraca ou intermitentemente, mas, o bébé irá mantê-la bem na linha média, a partir da oitava semana (2 meses).
Ao conseguir levantar a cabeça na posição prona, inicia-se um processo de extensão geral do tronco e dos membros, contra a gravidade, que começa céfalo-caudal e alcança a pélvis e joelhos por volta do sexto mês.

Reacção Óptica de Rectificação: Quando os olhos se movem, a cabeça e o corpo também giram em direcção ao objecto, ao qual a atenção foi direccionada. Com a maturação das vias ópticas por volta dos seis meses de idade, é que se inicia a reacção de rectificação pela visão.

Reacção de Landau: Esta reacção é uma combinação das reacções de rectificação e dos reflexos tónicos.
Aparece por volta dos seis meses de idade.
Quando se levanta uma criança de bruços da mesa, apoiada apenas com a mão do examinador sob o tórax, a criança primeiro ergue a cabeça, de maneira que a face esteja numa posição vertical, após esta elevação da cabeça ocorre uma extensão tónica da coluna e membros inferiores, que pode ser tão forte que todo o corpo da criança torna-se curvado para trás.

Reflexo de Galant: Um estímulo doloroso na região lombar do bébé em prono, provocará a flexão do tronco para o lado estimulado.
Nos primeiros dias de vida a resposta é frequentemente ausente ou fraca. Este reflexo desaparece geralmente durante o segundo mês.

Reacção de Anfíbio: Esta reacção torna o indivíduo capaz fazer flexão dos membros inferiores na preparação para o arrastar, proporcionando a dissociação entre tronco, ombros e pélvis.
Esta reacção inicia-se no quarto mês e permanece para a toda a vida.
O teste é realizado levantando-se um lado da pélvis, sob a virilha. O membro inferior deste lado flexiona e abduz, enquanto que o membro do lado oposto entra em extensão.

Reflexo Tónico Cervical Assimétrico (RTCA): É estimulado pela rotação da cabeça e causa a extensão dos membros para o lado em que a cabeça foi rodada e diminuição do tónus extensor com aumento da flexão dos membros para o lado occipital da cabeça.
Inicia-se por volta do segundo mês e é integrado no quarto mês.

Reflexo Tónico Cervical Simétrico (RTCS): Também é uma resposta proprioceptiva dos músculos do pescoço, por um movimento activo ou passivo.
A elevação da cabeça produz um aumento do tónus extensor nos membros superiores e aumento do tónus flexor nos membros inferiores. Abaixando-se a cabeça ocorre a situação inversa.
Geralmente surge no 2º mês e integra-se por volta do sexto mês.

Reflexo Tónico Labiríntico (RTL): É evocado pelas mudanças da posição da cabeça no espaço. Na criança com Paralisia Cerebral provoca uma hipertonia na posição supina e uma hipotoniana posição prono.
Está presente no primeiro mês de vida, desaparecendo no sexto mês com o aparecimento do Landau.

Reacção de Extensão Protectiva: Também conhecida como reacção de paraquedas ou de precipitação.
Esta reacção consiste em duas fases e ajuda a manter o bébé sentado:
numa primeira fase ocorre a extensão do membro superior para atingir o solo ou, outro apoio; na segunda fase a criança coloca o peso sobre o braço e a mão.

Referência: informatics-physiotherapy.blogspot.com/2007/11/reflexos-primitivos.html

8 comentários:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Anônimo disse...

Estou no 6 semestre de Fisioterapia e ADOREI esse blog.
A.,Belém/ Pará

Anna disse...

Era exatamente tudo o que eu estava procurando (:

Mayara Sampaio disse...

Ótimo conteúdo !

Layane Thalita disse...

Ótimo! ;D

Solange Baía disse...

Pai D'égua.relembrei.

Anônimo disse...

Parabéns! Reflexos primitivos muito bem abordados, e de forma didática. Obrigado!

Falando de Neuro disse...

Adoro esse Blog, sou leitor assíduo além de um divulgador de seu trabalho e artigos.

Parabéns.