Mielomeningocele

A Mielomeningocele, mais conhecida como Spina Bífida, é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança, dificultando a função primordial de proteção da medula espinhal, que é o "tronco" de ligação entre o cérebro e os nervos periféricos do corpo humano. Quando a medula espinhal nasce exposta, como na Mielomeningocele, muitos dos nervos podem estar traumatizados ou sem função, sendo que o funcionamento dos órgãos inervados pelos mesmos (bexiga, intestinos e músculos) pode estar afetado.

O primeiro passo para o tratamento é o fechamento que é realizado pelo neurocirurgião, visando a proteção e evitando traumas e infecções (meningites). Essa intervenção de um modo geral dá-se nas primeiras horas de vida.

Cerca de 90% dos pacientes com Mielomeningocele poderão apresentar durante a vida algum tipo de problema urológico que pode variar desde infecções urinárias até a perda de função renal e insuficiência renal com necessidade de diálise e transplante renal. Com os avanços em Urologia pediátrica hoje é possível prevenir estas complicações com exames especializados e acompanhamento rigoroso.

O bebê tambem pode apresentar outros problemas relacionados com a espinha bífida como:
· hidrocefalia (aumento del líquido y de la presión en la cabeza; se presenta em cerca de 80% a 90% dos casos)
· problemas cardíacos
· problemas (ósseos) ortopédicos
· nivel de inteligencia inferior a lo normal

Los síntomas de la espina bífida pueden parecerse a los de otros trastornos o problemas médicos. Siempre consulte al médico de su bebé para obtener un diagnóstico.

É muito importante que crianças vítimas desta patologia sejam acompanhadas por profissionais realmente envolvidos com a mesma. Muitas vezes medidas como manutenção de antibióticos profiláticos por tempo prolongado, orientações de esvaziamento da bexiga, eventualmente com auxílio de sondas em intervalos de tempo regulares podem fazer a diferença. É importante que as famílias entendam bem esses tipos de procedimentos.

PREVENção:

Como o tubo neural se fecha entre 28 e 32 dias después da concepção, o desenvolvimento normal do cerebro e da médula espinhal, durante estas primeras tres a oito semanas, pode se ver afetado pelos seguintes fatores:

· problemas genéticos
· exposición a químicos o substancias peligrosas
· falta de vitaminas y nutrientes adecuados en la alimentación
· infección
· medicamentos recetados y consumo de alcohol

Apesar de se relacionarem muitos fatores com o desenvolvimento da espina bífida, as investigações demostraram que o ácido fólico (vitamina B-9), un nutriente que se encuentra en algunos vegetais de folhas verdes, as nuece, os feijões, as frutas cítricas e os cereais fortificados para o café da manhã, podem ajudar a diminuir o risco de aparição das anomalías congénitas do tubo neural. Por este motivo, o Colegio Estadounidense de Genética Médica (American College of Medical Genetics, ACMG) e os Centros para a Prevenção e Controle das Enfermidades recomendam que todas as mulheres tomem um complexo vitamínico que contenha ácido fólico durante os años reproductivos. Se uma parte ya ha tenido un niño con una ONTD, se recomienda la ingesta de una mayor cantidad de ácido fólico, que puede prescribirla el médico de la mujer o un profesional de la salud. Esto permite que la mujer lo tome durante uno o dos meses antes de la concepción y durante el primer trimestre da gravidez e assím diminuir o risco de gestar outro bebê com ONTD. Los estudios actuales se centran en analizar cómo los genes controlan la neurulación o la formación del tubo neural. Comprender este proceso servirá de ayuda para prevenir defectos del tubo neural.

Intervenção da Fisioterapia:

- Estimular as aquisições motoras.

- Manter boas condições neuromusculares.

- Previnir as complicações de maneira geral.

- Estimular independencia e autonomia em todas as atividades da vida diária.

- Proporcionar um programa domiciliar de instruções a fim de facilitar o desenvolvimento motor mais próximo possível da idade cronoçógica.

- Adaptar os equipamentos ortopédicos.

Extraído de: crfaster.com.br, monografias.com e aula da Profª. Mirna Fônseca