Joelho - Patela Frouxa

O seu joelho estala muito? Você tem dor na frente do joelho? Quando vai ao cinema e fica muito tempo sentado com as pernas dobradas, sente desconforto e necessidade de esticá-las?
Você pode estar com problema na sua patela(antes chamada de "rótula")!A patela é aquele ossinho situado na frente do joelho, e funciona como uma espécie de polia, facilitando a ação da musculatura da coxa para esticar a perna. Quando dobramos ou esticamos a perna, ela corre em um verdadeiro trilho sobre o fêmur apresentando um revestimento interno de cartilagem. Em algumas situações a patela pode ter uma tendência de sair do trilho, acarretando atrito e desgaste na sua cartilagem. Isto afeta, principalmente mulheres, e pode ser causado por inúmeros fatores, tais como:

Alterações anatômicas:
Quadril muito largo, forma de pisar errado, joelhos para dentro, trilho no fêmur muito raso.

Instabilidade da rótula:
Frouxidão excessiva da patela

Trauma:
Traumatismo que lesa as estruturas que estabilizam a patela

Treino inadequado:
Atividades de impacto,“step”, salto, bicicleta com banco baixo, correr em subida e descida, excesso de treino, treino em quadra dura)

Causa muscular:
Falta de alongamento da musculatura posterior da coxa, desequilíbrio entre a musculatura medial e lateral da coxa.

O tratamento recomendado consiste em repouso do joelho, aplicação de gelo, medicação para dor, uso de joelheira com orifício para a patela e fisioterapia. Alguns casos necessitam de palmilhas corretivas. Em casos mais resistentes é necessário cirurgia para permitir que a patela corra dentro do trilho e evite desgaste maior da cartilagem.

24 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da informação, pois estou com a patela frouxa e estou em tratamento, estou sofrendo muito com tantas dores, mas valeu as dicas aí.

Rosangela Franca SP

Anônimo disse...

Olá,gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Tenho condromalacia e o médico disse que tenho que fortalecer o joelho,estou na academia mas deixo de fazer diversos aparelhos com medo de prejudicar mais ainda meu joelho,porem quero muito aumentar minha massa muscular,pois sou muito magra para a minha idade e altura,por favor alguém me ajude não sei mais a quem recorrer.
Obrigado desde já.

Unknown disse...

Tem algum risco depois da cirurgia?

Anônimo disse...

OI... Gostei muito das informações, já tive vários problemas com relação a minha patela ser frouxa, ela já saiu algumas vezes do lugar e a dor é horrível; gostaria de saber se posso fazer aulas de luta utilizando um protetor para joelho com orifício para patela.....

Anônimo disse...

olá,meu nome e angela dr:tenho um sério poblema em meu joelho desde os meus 15 anos ele sai do lugar,na maioria das vezes caio,a dor e tanta q desmaio e pra varia saõ os 2 tenho medo da cirugia pq os medicos,falam q melhora mas naõ vou ficar boa e mesmo depois da cirugia saira-novamente estou com 35 anos neste sofrimento o q o senhor recomenda?se puder mande-me um email.acmoura78@gmail.com

Unknown disse...

Eu tenho problema da patela frouxa, e são nas duas pernas, eu tenho medo de ter que fazer cirurgia e não andar mais. Cera que isso pode acontecer?
se puderem entrar em ctt no meu e-mail karina.cuiaba.18@gmail.com . Desde ja agradeço.
Att, Karina Arruda

Anônimo disse...

olá tenho 23 anos e minha patela ja saiu duas vezes do lugar na primeira vez tive uma recuperação rapida. Ja tem 2 meses que saiu e ainda ñ voltei a andar normalmente,estou mancando e ñ consigo esticar a perna de jeito nenhum parece que está travada,quando tentei esticar achei que ia sair de novo e fiquei com medo. O que eu faço alguém me ajuda porfavor. grata!

Lella disse...

Olá meu nome é Mirela,e sofro com esse problema a patela dos meus dois joelhos são soltas me causam muita dor,não posso correr,nao posso saltar, e quando elas saem perco o controle e caio e uma dor que chega a inchar,ja fiz varios exames e o medico disse que o osso do meu joelho é torto fazendo com que a patela nao se encaixe.Eu sou magra e peso 42 kg no momento to malhando e gostaria de saber que tipo de exercicio vcs sugerem,e o que posso fazer em casa pra melhorar.

Anônimo disse...

Olá, eu estou com os joelhos estalando,mas ñ sinto dor,principalmente qdo estou na academia, fazendo exercícios de musculação, quero saber qual é o problema?

Unknown disse...

Olá...primeiro gsotaria de agradecer mas tenho mais uma dúvida: esse problema pode ser ocasionado se uma onda do amr bater muito forte e no momento perdermos as forças e ficarmos com a perna frouxa???? E se ficar muito tempo sentado, as pernas incham ???? Obrigada, aguardo resposta....Att Cecília

Unknown disse...

Olá dr. Minha patela saiu do trilho tem 1 ano e 4 meses, fiz 40 sessões de fisioterapia e ainda sinto muitas dores, eu não prático esportes com medo dela sair novamente. Gostaria de saber se eu vou ter que fazer a cirurgia mesmo? E se um dia vou me livrar dessa dor? Obrigado. Obs preciso muito da resposta não aguento mais essa dor

Anônimo disse...

Excelente postagem! Estou com o joelho estalando, mas sem dor nem nada. Procurei movimentar a articulação com suavidade e sem colocar peso sobre ela, além de alongar um pouco as perna. No entanto fiquei curiosa sobre a anatomia e a biomecânica do joelho, e vim em busca de maior informação sobre essa articulação e como cuidar bem dela. Entendi melhor seu funcionamento, muito bem explicado mesmo e a imagem também ajudou muitíssimo.Vou fazer um pouco de alongamento, já que como foi dito pode ser essa a causa dos estalos. Procurarei ficar atenta e observando, mas talvez seja apenas algo normal e sem maiores consequências, nos meus 34 aninhos de idade...rs... Muito obrigada!
Luana.

Anônimo disse...

Oi meu nome é stéfani tenho 20anos, só descobri que tinhas patelas frouxas com 17 anos, é isso mesmo as duas. Oq ocorre normalmente é elas saírem do trilho e voltarem sozinhas, porém com o meu grande ganho de peso a mais de um ano a patela direta saiu e não queria mais voltar, tive q usar tala por 20dias fora a fisioterapia depois, a recomendação do médico foi operação, mais fiquei com medo e não fui atrás os tombos continuam acontecendo "normal". Essa semana cai de novo dessa vez foi a esquerda que saiu e não voltou, estou com a tala de novo, novamente a recomendação (de outro médico) foi operação. acho que realmente não tenho outra alternativa. Agora quero saber qual é o risco depois dessa cirurgia? Desde de já agradeço.

Unknown disse...

Ola bom dia gostaria de saber se a pessoa que faz a cirugia de video corre algum risco??? Obrigada

Unknown disse...

oi tenho 35 anos e desde dos meus 14 anos que meu joelho sai do lugar, a cada dia que passa mas vai se agravando porque não aguento nei agacha mais o medico folou que os meus joelhos estão desgasto de mais pode sai fora e so volta após sirugia por favor mim ajunde sera que vou fica sem anda manda uma resposta por favor quero saber o que posso fazer meu imal-dalva.258gata@hotmail.com obrigado

Anônimo disse...

Ola estou com a perna imobilizada e mesmo assim meu joelho esta estalando toda hora e normal

Anônimo disse...

Eu sofro com o deslocamenta da paleta desde que nasci ja sofri diversas quedas uma pior que a outra mas tenho medo de fazer a cirugia, ontem mesmo to meio uma queda feia nao sei o que .
se puder entrar em contato com meu e-mail pra esclarecer algumas duvidas que tenho
sicaive@hotmail.com

Anônimo disse...

o meu joelho fica estalando o tempo todo ,as vezes quando pego algum peso sinto arder um pouquinho o joelho mas todas as vezes que agacho ou dobro o joelho fica estalando mas não sinto dor, parecendo pegando osso como osso, fiz ressonância e não constou nada. o que devo fazer agora. PODE ME PASSAR O NUMERO DE ALGUM WhatsApp para eu enviar o laudo da ressonância para melhor esclarecimento, gostaria muito de ter sua opinião.

Anônimo disse...

meu joelho esquerdo estalam toda vez que eu dobro ele , mas nõa sinto dor , fiz a ressonância e não deu nada, na maioria das vezes o que fazer para nao estalarem mais, ou tem algum tipo de remedio.

Unknown disse...

Desloquei o meu joelho jogando futebol, a minha patela saiu do lugar (virou pro lado direito), então fui ao medico na mesma hora e a coloquei no lugar. Até hoje não posso dar um chute ao gol sem me preocupar com minha patela. Se eu for chutar, tenho que chutar com o joelho reto (de bico no caso). Se o meu chute for comprometer o meu joelho a virar, eu tenho que ter cuidado. Gostaria de saber o que eu faço ou qual tratamento seria bom pra eu voltar a ter um joelho normal... se é que isso é possivel.

Anônimo disse...

cai de joelhos no chao estou acima do peso, parece q soltou um osso no joelho, agora começou encomododar pra uar salto ajoelhar muitasdores

Unknown disse...

Bom dia! Meu nome é Ângela, gostei muito das informações em seu blog. Tenho uma pergunta. A rótula do meu joelho esquerdo está deslocada há alguns anos, nunca fiz cirurgia pois tenho medo de ficar com algum defeito muito grande na perna. Porém, agora estou percebendo que minha perna está mais fina que a outra, nesse caso o que você recomendaria?

Unknown disse...

Tem que verificar se tbm não ocorre um problema chamado hiper frouxidão ligamentar, tenho a patela frouxa devido a esse problema e cirurgia não corrigi pois sai do lugar novamente

Anônimo disse...

tbm tenho o mesmo problema, fiz 20 seções de fisioterapia, uso a joelheira com um buraco no meio , e tbm coloco duas vezes por dia gelo no joelho , isso me ajudou bastante e logo depois desse tratamento , pude voltar pra academia devagar mais eu voltei; espero q possa te ajudar tbm.