Mau Hálito e a Fisioterapia


O Jornal Hoje exibiu uma matéria interessante que me chamou atenção. Era sobre o mau hálito e a atuação da Fisio nesse distúrbio que nem eu sabia que existia. Veja como foi a abordágem:

Segundo a Associação Brasileira de Halitose, em 90% dos casos, o problema tem origem na boca mesmo e apenas um por cento tem relação com doenças do estômago.

Essas causas são: saburra lingual, alterações salivares, baixas de vitaminas, má alimentação, má qualidade do sono, e a higiene bucal também”, explica Marignês Theotônio Dutra, dentista.

O mau hálito é causado por bactérias que vivem na boca. Elas podem se desenvolver a partir das proteínas que ingerimos.

Nesse caso, aparece uma placa amarelada que se acumula do meio da língua para trás e produz gases de enxofre. É isso que provoca o mau cheiro.

Mas, é possível prevenir esse desconforto com hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, se alimentar a cada três horas, praticar atividade física, reduzir estresse, consultar dentista periodicamente, beber água e não descuidar da higiene bucal.

Estima-se que 50 milhões de brasileiros têm mau hálito. E o problema pode causar uma série de transtornos, como insegurança ao se aproximar das pessoas, depressão, redução do desempenho no trabalho ou na escola, e até dificuldade de relacionamento. Mas, a boa notícia é que há tratamento e cura.

“A gente pode entrar com alguma medicação, pode entrar com fisioterapia de glândulas salivares, estimulos gustatórios, a melhora da alimentação. É um tratamento que é comportamental também”, explica a dentista. Link da Matéria

Outra coisa que me chamou a atenção no site dessa associação é que vc pode mandar um E-Mail pra pessoa que tem Mau Hálito sem se identificar: Link da Associação.

Nenhum comentário: